De acordo com o Billboard.biz, as
vendas do METALLICA foram impactadas negativamente
pela decisão da banda de adicionar seu catálogo ao serviço de Streaming
Spotify, em 6 de dezembro.
Baseado nos dados do Nielsen Soundscan
para os álbuns de estúdio do METALLICA em
um período de quatro semanas antes do natal, de 2008 a 20014, as vendas foram
15% a menos do esperado na semana que os títulos foram adicionados ao Spotify e
35% abaixo na semana seguinte.
As vendas do METALLICA aumentaram
entre 60 e 61% neste período de quatro semanas antes do natal em 2010 e 2011.
Em 2012 o aumento foi de somente 27.2%.
O METALLICA disponibilizou
seus 9 álbuns de estúdio, assim como vários singles, remixes e colaborações no
Spotify. Esta é uma mudança significativa, visto que Sean Parker, um dos
co-fundadores do Napster, agora faz parte da diretoria do Spotify. A banda
entrou em uma batalha judicial com o Napster pouco mais de uma década atrás
sobre a distribuição ilegal de músicas da banda, o que resultou em várias ações
legais e uma má imagem da banda na visão do público.
Fonte: Whiplash
Comentários
Postar um comentário