THE DOORS - DISCOGRAFIA

The Doors foi uma banda de Rock Psicodélico Norte-americana formada em 1965 em Los Angeles, na Califórnia. O grupo era composto por Jim Morrison (Vocal), Ray Manzarek (Teclados), Robby Krieger (Guitarra) e John Densmore (Bateria). A banda recebeu influências de diferentes estilos musicais, como o Blues e Jazz.

Canções como "Break On Through (To The Other Side)", "Light My Fire", "People Are Strange" ou "Riders On The Storm", aliadas à personalidade e escândalos grandiosos protagonizados por Jim Morrison, contribuíram de sobremaneira para o aumento da fama do grupo.


Após a dissolução da banda no início da década de 1970, e especialmente desde a morte de
Morrison em 1971, o interesse nas músicas dos Doors se manteve elevado, ultrapassando mesmo, por vezes, o que o grupo teve enquanto esteve ativo. Em todo o mundo, os seus discos já venderam mais de 80 milhões de cópias e de seus DVD's 5 milhões, e continuam a vender cerca de 2 milhões anualmente.


História

Origens (1965 - 1966)

As origens dos The Doors surgem de um encontro ao acaso entre dois estudantes da escola cinematográfica UCLA, Jim Morrison e Ray Manzarek, em Venice Beach, na Califórnia em Julho de 1965. Morrison disse: então, a Manzarek, que andava a escrever canções e, a pedido de Manzarek, cantou "Moonlight Drive". Impressionado pelas letras de Morrison, Manzarek sugeriu que formassem uma banda.

O tecladista Ray Manzarek estava numa banda chamada Rick And The Ravens com o seu irmão Rick Manzarek, enquanto Robby Krieger e John Densmore tocavam com os The Psychedelic Rangers e conheciam Manzarek das aulas de ioga e meditação. Em agosto, Densmore juntou-se ao grupo e, juntamente com os membros dos Ravens e o baixista Patty Sullivan, gravaram uma demo de seis canções em setembro de 1965. A demo foi bastante pirateada e acabou por surgir completa mais tarde, em 1997, em coletânea dos Doors.

Nesse mesmo mês, o grupo recrutou o guitarrista Robby Krieger e o alinhamento final estava formado — Morrison, Manzarek, Krieger e Densmore. A banda retirou o seu nome do título de um livro de Aldous Huxley, "The Doors Of Perception", que, por seu turno, havia sido "emprestado" do verso de um poema do artista e poeta do século XIX, William Blake: "If the doors of perception were cleansed, every thing would appear to man as it is: infinite" (em pt: "Se as portas da percepção fossem abertas, tudo apareceria como realmente é: infinito").

Os Doors não tinham uma formação comum à maioria dos grupos de rock porque não possuíam qualquer baixo quando atuavam ao vivo. Deste modo, Manzarek tocava as secções de baixo com a sua mão esquerda no recentemente inventado Fender Rhodes (Bass Keyboard), uma variação do conhecido piano eléctrico Fender Rhodes, enquanto tocava as partes de teclado com a sua mão direita. Já nos álbuns de estúdio, os Doors usaram diversos baixistas, tais como Jerry Scheff, Doug Lubahn, Harvey Brooks, Kerry Magness, Lonnie Mack, Larry Knechtel, Leroy Vinegar e Ray Neapolitan.

Muitas das canções originais dos Doors eram compostas pelo grupo, com Morrison ou Krieger a contribuírem com a letra e melodia inicial, e os restantes com as sugestões rítmicas e harmônicas ou até secções inteiras (por exemplo, a introdução de Manzarek em "Light My Fire").

Em 1966, o grupo tocava no Clube The London Fog, tendo, pouco tempo depois, passado para o Whisky a Go Go. A 10 de agosto, foram vistos pelo presidente da Elektra Records, Jac Holzman, que se encontrava presente sob recomendação de Arthur Lee, vocalista do Love, que estava ligado à Elektra. Após Holzman e o produtor Paul A. Rothchildverem duas performances da banda no Whisky a Go Go, os Doors assinaram contrato com a Elektra Records a 18 de agosto, tendo iniciado aí a longa e bem-sucedida parceria com Rothchild e o engenheiro de som Bruce Botnick.

A hora foi fortuita, pois, a 21 de agosto, o clube despediu a banda após tocarem a canção "The End". Num incidente que serviu de presságio para a polêmica que seguiria o grupo, um Morrison sob o efeito de drogas recitou a sua própria interpretação do drama grego "Oedipus Rex", no qual o protagonista Oedipus mata o seu pai e faz sexo com a sua mãe. A versão de Morrison consistia em "Father? Yes son? I want to kill you. Mother? I want to fuck you", "Pai? Sim, filho? Eu quero matar-te. Mãe? Eu quero foder-te").
The Doors (1967)

The Doors, o álbum de estreia da banda, foi gravado em agosto de 1966 e lançado na primeira semana de janeiro de 1967. Incluía a maioria das principais canções das suas atuações, incluindo o drama musical de 11 minutos, "The End". A banda gravou o disco em poucos dias entre finais de Agosto e início de Setembro, com várias canções a serem capturadas num único take.

Morrison e Manzarek dirigiram um filme promocional para o primeiro single, "Break On Through", o que constituiu um importante avanço para o desenvolvimento dos vídeos musicais.

O segundo single, "Light My Fire", tornou-se um grande sucesso no verão de 1967, e colocou o grupo, juntamente com Jefferson Airplane e The Grateful Dead, como uma das principais bandas contracultura da América. Para a rádio AM, os solos de órgão e piano foram retirados da canção.

Em maio do mesmo ano, os Doors fizeram a sua estreia televisiva ao gravarem uma versão de "The End" para a CBC nos estúdios de Yorkville, em Toronto. Permaneceu inacessível desde a sua transmissão original até ao lançamento do DVD The Doors Soundstage Performances em 2002.

Os Doors ganharam reputação de artista com performances ao vivo polêmicas. Com a sua presença em palco e as calças de ganga justas, Morrison tornou-se um sex symbol, embora depressa se tenha cansado desta condição de estrela. Uma das mais míticas polêmicas ocorreu quando os censores da rede ed TV Columbia Broadcasting System (CBS) exigiram que Morrison mudasse a letra de "Light My Fire" através da alteração do verso "Girl, we couldn't get much higher", antes de a banda tocá-la ao vivo a 17 de setembro de 1967, no Ed Sullivan Show. O verso foi trocado para "Girl, we couldn't get much better". Contudo, Morrison cantou o verso original, e, pelo fato de ter sido transmitido em direto sem atraso, a CBS não pôde fazer nada para o travar. Furioso, Ed Sullivan recusou-se a cumprimentar os membros da banda, e nunca mais voltaram a ser convidados para atuar no programa. De acordo com Manzarek, a banda foi informada que nunca mais tocaria no Ed Sullivan Show novamente. Sobre o assunto, Morrison disse, "E daí? Nós já tocamos no Ed Sullivan Show". Na época, uma aparição nesse programa era considerada um grande impulso para o sucesso. Manzarek afirma que a banda concordou com o produtor de antemão, mas não tinha qualquer intenção em mudar o verso. Nesta altura, também tocaram um novo single, "People Are Strange", para o "DJ Murray The K's TV show" a 22 de Setembro.

Morrison cimentou o seu estatuto de rebelde a 10 de Dezembro quando foi preso em New Haven, Connecticut, por insultar a polícia perante a audiência. Morrison afirmou que havia sido atacado com spray por um agente após ter sido apanhado nos bastidores com uma rapariga.

A 24 de Dezembro, os Doors gravaram "Light My Fire" e "Moonlight Drive" ao vivo para o "Jonathan Winters". Entre 26 e 28 de Dezembro, o grupo atuou no "Winterland Ballroom" em San Francisco. Num excerto retirado do livro de Stephen Davis sobre Jim Morrison, pode-se ler:

"Na noite seguinte em Winterland, uma TV foi colocada em palco durante a atuação dos Doors para que estes pudessem ver a sua própria performance no Jonathan Winters Show. Eles pararam de tocar a "Back Door Man" quando a sua canção começou a dar. O público assistiu aos Doors a verem-se na TV. Continuaram o concerto quando a sua parte no programa tinha acabado, tendo Ray desligado a TV. A noite seguinte seria a última de sempre em "Winterland".

Após isto, atuaram em Denver a 30 e 31 de Dezembro, e terminaram quase um ano de constante digressão.




The Doors - 1967
FAIXAS
01 - Break On Through
02 - Soul Kitchen
03 - The Crystal Ship
04 - Twentienth Century Fox
05 - Alabama Song
06 - Light My Fire
07 - Back Door Man
08 - I Looked At You
09 - End Of The Night
10 - Take It As It Comes
11 - The End
TurtleShare




Strange Days - 1967
FAIXAS
01 - Strange Days
02 - You're Lost Little Girl
03 - Love Me Two Times
04 - Unhappy Girl
05 - Horse Latitudes
06 - Moonlight Drive
07 - People Are Strange
08 - My Eyes Have Seen You
09 - I Can't See Your Face In My Mind
10 - When The Music's Over
TurtleShare



Waiting For The Sun - 1968
FAIXAS
01 - Hello, I Love You
02 - Love Street
03 - Not To Touch The Earth
04 - Summer's Almost Gone
05 - Wintertime Love
06 - The Unknown Soldier
07 - Spanish Caravan
08 - My Wild Love
09 - We Could Be So Good Together
10 - Yes, The River Knows
11 - Five To One
TurtleShare



The Soft Parade - 1969
FAIXAS
01 - Tell All The People
02 - Touch Me
03 - Shaman's Blues
04 - Do It
05 - Easy Ride
06 - Wild Child
07 - Runnin' Blue
08 - Wishful Sinful
09 - The Soft Parade
TurtleShare



Morrison Hotel - 1970
FAIXAS
01 - Roadhouse Blues
02 - Waiting For The Sun
03 - You Make Me Real
04 - Peace Frog
05 - Blue Sunday
06 - Ship Of Fools
07 - Land Ho!
08 - The Spy
09 - Queen Of The Highway
10 - Indian Summer
11 - Maggie M'gill
TurtleShare



Absolutely (Live) - 1970
FAIXAS
01 - House Announcer (Live)
02 - Who Do You Love (Live)
03 - Alabama Song (Live)
04 - Back Door Man (Live)
05 - Love Hides (Live)
06 - Five To One (Live)
07 - Build Me A Woman (Live)
08 - When The Music's Over (Live)
09 - Close To You (Live)
10 - Universal Mind (Live)
11 - Petition The Lord With Prayer (Live)
12 - Dead Cats, Dead Rats (Live)
13 - Break On Through (To The Other Side) (Live)
14 - Lions In The Street (Live)
15 - Wake Up (Live)
16 - A Little Game (Live)
17 - The Hill Dwellers (Live)
18 - Not To Touch The Earth (Live)
19 - Names Of The Kingdom (Live)
20 - The Palace Of Exile (Live)
21 - Soul Kitchen (Live)
TurtleShare



L.A Woman - 1971
FAIXAS
01 - The Changeling
02 - Love Her Madly
03 - Been Down So Long
04 - Cars Hiss By My Window
05 - L.A. Woman
06 - L'america
07 - Hyacinth House
08 - Crawling King Snake
09 - The Wasp (Texas Radio And The Big Beat)
10 - Riders On The Storm
TurtleShare



Other Voices - 1971
FAIXAS
01 - In The Eye Of The Sun
02 - Variety Is The Spice Of Life
03 - Ships With Sails
04 - Tightrope Ride
05 - Down On The Farm
06 - I'm Horny, I'm Stoned
07 - Wandering Musician
08 - Hang On To Your Life
TurtleShare



Full Circle - 1972
FAIXAS
01 - Get Up And Dance
02 - 4 Billion Souls
03 - Verdilac
04 - Hardwood Floor
05 - Good Rockin'
06 - The Mosquito
07 - The Piano Bird
08 - It Slipped My Mind
09 - The Peking King And The New York Queen
TurtleShare



An American Prayer - 1978
FAIXAS
01 - Awake
02 - Ghost Song
03 - Dawn's Highway
04 - Newborn Awakening
05 - To Come Of Age
06 - Black Polished Chrome
07 - Latino Chrome
08 - Angels And Sailors
09 - Stoned Immaculate
10 - The Movie
11 - Curses Invocations
12 - American Night
13 - Roadhouse Blues
14 - The World On Fire
15 - Lament
16 - The Hitchhiker
17 - An American Prayer
18 - Hour For Magic
19 - Freedom Exists
20 - A Feast Of Friends
21 - Babylon Fading
22 - Bird Of Prey
23 - The Chost Song
TurtleShare



Live At The Bowl '68 - 2012
FAIXAS
01 - Show Start Intro (Live)
02 - When The Music's Over (Live)
03 - Alabama Song (Live)
04 - Back Door Man (Live)
05 - Five To One (Live)
06 - Back Door Man (Reprise) (Live)
07 - The Wasp (Texas Radio And The Big Beat) (Live)
08 - Hello I Love You (Live)
09 - Moonlight Drive (Live)
10 - Horse Latitudes (Live)
11 - A Little Game (Live)
12 - The Hill Dweller (Live)
13 - Spanish Caravan (Live)
14 - Hey, What Would You Guys Like To Hear (Live)
15 - Wake Up! (Live)
16 - Light My Fire (Live)
17 - Light My Fire (Reprise) (Live)
18 - The Unknown Soldier (Live)
19 - The End (Segue) (Live)
20 - The End (Live)
TurtleShare



Créditos: Maumau Vasconcellos

Comentários

 
Design by Maumau Vasconcellos